Quase metade dos MEIS enfrentarão multas por atraso na declaração anual.
Cerca de 7,2 milhões de Microempreendedores Individuais (MEIs) em todo o Brasil terão que pagar multa à Receita Federal por não entregarem a Declaração Anual do Simples Nacional (DASN-Simei) no prazo, que se encerrou em 31 de maio.O que é a DASN-Simei?
A DASN-SIMEI é um documento obrigatório que deve ser entregue anualmente por todos os MEIs. Essa declaração informa à Receita Federal o faturamento bruto do ano anterior, além de indicar se houve contratação de empregados. A obrigação é essencial para que o MEI mantenha sua regularidade fiscal e continue usufruindo dos benefícios do regime simplificado.Quem deve pagar multa por atraso na DASN-Simei?
Todos os MEIs que não entregaram a DASN-Simei dentro do prazo estabelecido terão que pagar uma multa. A penalidade é calculada de duas maneiras: o valor mínimo de R$ 50 ou 2% do faturamento total por mês de atraso, limitado a 20%. A multa é emitida automaticamente assim que a declaração atrasada é enviada, gerando um Documento de Arrecadação de Receitas Federais (Darf) para pagamento. Além disso, a não entrega da DASN-Simei deixa o MEI com pendência fiscal junto à Receita Federal. Essa situação pode resultar na suspensão do CNPJ ou até mesmo na sua inativação, o que impede operações comerciais legais e dificulta o acesso a benefícios previdenciários e financeiros, como financiamentos e participação em licitações.Como se regularizar
- Preencher a Declaração
- Emitir a multa
- Pagar a multa
Pronto para simplificar sua gestão fiscal?
Entre em contato com a Barão Assessoria Contábil, seus especialistas em contabilidade há anos. Oferecemos soluções personalizadas para garantir que sua pequena empresa esteja sempre em dia com as obrigações fiscais. Sendo assim, não deixe os impostos complicarem seu crescimento. Entre em contato hoje mesmo! DESCOMPLIQUE SEUS IMPOSTOS!
5/5 - (1 voto)