Imposto de Renda 2024: não entreguei a declaração no prazo, e agora?

Imposto de Renda 2024 - Barão Assessoria Contábil

Compartilhe nas redes!

Imposto de Renda 2024: não entreguei a declaração no prazo, e agora?

 

Como ocorre todo ano, milhares de contribuintes acabam perdendo o prazo para apresentação da declaração de Imposto de Renda à Receita Federal. Em 2024, a obrigação deveria ter sido cumprida até 31 de maio. Se você está entre esses casos, veja quais são os passos para regularizar sua situação e evitar maiores problemas.

Entenda as consequências

A entrega da declaração depois do prazo ou a sua não apresentação, se obrigatória, sujeita o contribuinte à multa de 1% ao mês sobre o imposto devido, calculado na declaração. O valor mínimo é de R$ 165,74 e o máximo corresponde a 20% do IR devido.

Além disso, não entregar a declaração pode levar o indivíduo a ficar com o CPF em situação irregular perante a Receita, dificultando a obtenção de empréstimos e financiamentos, além de outros transtornos.

Regularize sua situação imediatamente

A primeira ação deve ser buscar a regularização. É preciso seguir os passos de preenchimento correto e envio.  Com a entrega, a Receita calculará automaticamente a multa devida. O contribuinte deverá efetuar o pagamento do Documento de Arrecadação de Receitas Federais (Darf) correspondente. É importante pagar o quanto antes para evitar juros adicionais.

Saiba o que acontece em caso de direito à restituição

Se o contribuinte tiver valor a restituir, mas a multa não for paga dentro do vencimento, ela será deduzida (com os respectivos acréscimos legais) da restituição.

Retifique eventuais erros

Caso você perceba que cometeu algum erro na sua declaração original, mesmo com o envio fora do prazo, é possível retificar. A retificação pode ser feita diretamente no programa gerador, no prazo de cinco anos a partir da data de entrega.

Assegure sua conformidade fiscal

Quem tem situações mais complexas a declarar no IR, como maior volume de bens e investimentos, seja no Brasil ou exterior, deve considerar o suporte contábil para elaboração da declaração. O contribuinte ganha em tranquilidade ao contar com especialistas nessa tarefa.

Imposto de Renda 2024: não entreguei a declaração no prazo, e agora?

 

IRPF 2024 Regularize sua situação imediatamente  

5/5 - (1 vote)

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

Veja também

Posts Relacionados

Restituição imposto de Renda - Barão Assessoria Contábil

Restituição imposto de Renda.

Restituição imposto de Renda. Verifique se você tem direito a restituição e saiba como recebê-lo. Entrega da Declaração: : Após entregar sua Declaração de Imposto

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Recomendado só para você
Guia Completo sobre Obrigações Fiscais para Empresários: Evite Multas e…
Podemos te ajudar? 💙